Virada Sustentavel Porto Alegre. Gabeira

Virada Sustentável de Porto Alegre impacta quase 50 mil pessoas

Terceira edição do evento na capital gaúcha teve mais de 200 atividades espalhadas pela cidade entre os dias 6 e 8 de abril

A terceira edição da Virada Sustentável de Porto Alegre, realizada entre os dias 6 e 8 abril, reuniu quase 50 mil pessoas em suas mais de 200 atividades. Com o tema "Educação e seus desafios na agenda da sustentabilidade", o evento contou com a presença do jornalista, escritor e ex-deputado federal Fernando Gabeira, que abriu seminário realizado no Teatro da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na sexta-feira (6). Todas as atividades foram gratuitas.

Com a educação como ponto de partida, a Virada em Porto Alegre abordou os temas presentes na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como a redução das desigualdades sociais, cidades sustentáveis, consumo responsável, água potável e saneamento, paz, justiça e instituições eficazes, e colaboratividade, entre outros.

Nesta edição, o evento criou 14 roteiros, ou “Trilhas”, que agruparam as atividades por interesses específicos: acessibilidade, ações descentralizadas, bem estar e esporte, cinema, literatura e artes visuais, circo, teatro e dança, consumo responsável, ecogastronomia, educação, empreendedorismo sustentável, mulheres de Virada, música, nossas águas, viradinha kids e vozes negras. Cada trilha estava ligada a um ou mais ODS. Entre organizadores, equipe técnica, proponentes de atividades e artistas, mais de duas mil pessoas se envolveram com organização da Virada na capital gaúcha.

A programação cultural contou com mais de 90 atrações e, nos Ecopontos, locais da cidade que receberam as atividades da Virada Sustentável, os participantes encontraram postos de coleta de resíduos eletrônicos, frascos de perfumaria, óleo de cozinha e até de jeans.

Bluevision esteve na Virada Sustentável de Porto Alegre e perfilou cinco frequentadores do evento. Tem empreendedora, professora, engenheiro ambiental e até o ex-deputado Fernando Gabeira. Confira.

- A produtividade de Fernando Gabeira

- A resiliência profissional de Camila Viana  

- A luta pela educação ambiental de Aurici da Rosa 

- O cuidado que vem de casa de Luiz Zancanella Júnior

- O sonho local de Natália Pietzsch 

O que a Braskem
está fazendo
sobre isso?
DESCUBRA
A Braskem é a principal patrocinadora da Virada Sustentável. A empresa acredita em estimular o olhar do cidadão de que pequenas atitudes do dia a dia contribuem muito para a sustentabilidade do planeta. Com palestras e atividades lúdicas em parques públicos, a empresa proporciona experiências onde compartilha conteúdos sobre desenvolvimento sustentável. Além de Porto Alegre, a Braskem patrocina a Virada Sustentável em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Na edição gaúcha, além de fazer a abertura do evento, que contou com a presença da diretora de reciclagem da empresa, Fabiana Quiroga, a Braskem também desenvolveu uma atividade no parque Redenção. Lá, a empresa proporcionou a atividade #reciclesuasideias, que convidou os participantes a refletirem sobre a importância da reciclagem. Na estrutura, o participante era içado por uma máquina e tinha que pegar bolas que representavam diferentes materiais pós-consumo para então colocá-los no lixo correto e em tempo pré-determinado. A Braskem também vai levar essa dinâmica para as outras cidades que receberão a Virada em 2018.