Chien-Hung Liao por Thaís Mallon

Um Fórum é feito de pessoas: a voz da juventude de Chien-Hung Liao

Aos 24 anos, Chien-Hung Liao é representante da agência de recursos hídricos de Taiwan e acredita que a educação pode mostrar aos jovens a importância da água

"A juventude tem se tornado uma ferramenta para mudar a sociedade. Gradualmente, vejo essa mudança de percepção em Taiwan e no mundo. Os jovens estão se tornando uma ferramenta para melhorar a sociedade. E, como jovens, sabemos que seremos os futuros líderes, presidentes e especialistas. Quando isso acontecer, vamos respeitar a voz da juventude que virá. E vamos passar a eles a importância de ouvir os mais novos. Aqui [no Fórum Mundial da Água], conheci uma série de jovens que trabalham com água e outros temas que podem se tornar grandes líderes no futuro. A partir dessa interação com a juventude, os líderes de hoje mudam seus horizontes, tomam conhecimento de novas culturas e descobrem diferentes problemas. Eles aprendem como a juventude".

Chien-Hung Liao, ou Jeffrey, representante da Water Resources Agency de Taiwan, descobriu a importância da água e do cuidado que se deve ter com esse escasso recurso por acaso, quando viu um cartaz do Water Youth Camp, evento que tem por objetivo chamar a atenção dos jovens para a questão da água. Não tardou para que Chien-Hung entrasse para a agência, aos 20 anos, e se tornasse um dos maiores defensores da causa. Hoje com 24 anos, ele já ganhou competições de debate sobre o recurso e também teve escolhida uma de suas apresentações em prol dos recursos hídricos como a melhor entre seus pares.

"A água é muito importante, mas não temos ideia disso. Eu mesmo não sabia direito até participar desse evento e ver o quanto ela é essencial. Como estudante de medicina, posso dizer que até podemos viver sem comida, mas não podemos ficar sem água - morremos desidratados", diz. Taiwan, como o Brasil e outras nações, têm problemas de perda na rede de distribuição, e Chien-Hung acredita que, por meio de sua participação em eventos como o Fórum Mundial da Água, é possível lembrar os cidadãos e o governo de que é necessário cuidar da tubulação e consertar os vazamentos.

Chien-Hung Liao ainda não sabe no que vai se especializar em medicina. Ele pensa em ser cirurgião ou médico plantonista de emergência. Mas Chien-Hung já sabe porque quer ser médico: "quero ajudar as pessoas”.

“Muitas ficam deprimidas e vão parar no fundo do poço quando estão doentes e, como médico, posso ajudar a tirar as pessoas desse lugar. Na minha opinião, o sentido da vida é trazer energia positiva para a sociedade, para as pessoas que estão ao meu redor. Se todo mundo acreditar que a vida vale a pena, traremos energia positiva para a mesa com força suficiente para fazer da sociedade um lugar melhor".

Por meio do Water Youth Camp, que já está indo para a sua sexta edição em Taiwan, Chien-Hung mostra para outros jovens que é preciso se preocupar com a água. "A educação é uma arma importante capaz de promover uma revolução da mente. Pela educação, podemos mudar, ainda que aos poucos, esse mundo. Por isso também participo de atividades de educação em direitos humanos.”

“Levamos materiais sobre direitos humanos para as escolas e ensinamos estudantes sobre igualdade e políticas antibullying. É muito legal porque vemos, pelos nossos questionários, que esses materiais são bem recebidos e que, depois de entrar em contato com os nossos materiais, as pessoas querem lutar contra a discriminação e o bullying. As pessoas mudaram a partir das leituras, então talvez possamos fazer o mesmo com água no futuro. Podemos educar sobre água e mudar a ideia dos jovens sobre o recurso. Em Taiwan, a água é muita barata então as pessoas gastam sem saber que ela é preciosa."

Chien-Hung Liao conta que nunca foi um líder nato, mas que gosta de aprender e vem se esforçando para se tornar uma voz importante em Taiwan. "Eu acredito que todo mundo pode ser um líder se tiver paixão e tiver disposição para escutar o que os outros têm a dizer, coordenando as diferentes ideias, colocando uma meta e trabalhando para que ela se torne realidade".